Assembleia entre Samarco e sindicatos aprova 3º período de layoff de trabalhadores

Empresa inicia novo período de suspensão de contratos para não ter demissões em massa.

A Samarco iniciou o terceiro na quinta-feira,1, o terceiro período de layoff desde janeiro de 2016. A suspensão deve durar, inicialmente, dois meses, entretanto pode ser estendida por mais três meses. Cerca de 800 funcionários da empresa terão seus contratos suspensos.

Os trabalhadores em layoff irão receber uma bolsa do Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT) de cerca de R$ 1.600. Eles também terão acesso a cursos de qualificação em suas respectivas áreas profissionais. A Samarco irá complementar o valor da bolsa para manter o rendimento líquido dos empregados. A empresa afirma que também irá manter todos os benefícios atuais, como o plano de saúde e vale alimentação.

A decisão desse novo layoff veio como uma proposta criada entre a Samarco e os sindicatos que representam os trabalhadores da empresa. Segundo divulgou a empresa, esse terceiro período de layoff é consequência das incertezas quanto à data de retomada das operações da Samarco. Desde o rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, a empresa tem realizado várias ações para preservar seu quadro de empregados. Além de licença remunerada e férias coletivas, a empresa realizou outros dois períodos de layoff.

Em abril, a empresa publicou nota afirmando que “desde o dia 5 de novembro de 2015 não tem medido esforços para manter sua força de trabalho, e que mantém diálogo transparente com os sindicatos do Espírito Santo e de Minas Gerais”.