Desenvolvida com a GE, solução auxilia maquinista na condução do trem ao calcular em tempo real melhor momento de frear e acelerar.

Uma nova solução de controle de locomotivas desenvolvida pela Vale e GE Transportation deverá resultar numa economia de R$ 35 milhões por ano na compra de diesel somente na Estrada de Ferro Carajás (EFC), a partir de 2019, quando estiver totalmente implantado. Serão 9,4 milhões de litros de diesel B8 que deixarão de ser consumidos, o que significa uma redução de 22,7 mil toneladas de CO2 por ano. Segundo divulgado pela companhia, o volume equivale à emissão de cerca de 31 mil carros populares, motor Flex 1.0, rodando 10 mil quilômetros por ano ou quase 30 quilômetros por dia.

O sistema Trip Optimizer, inédito no Brasil, é uma espécie de “piloto automático”, que permite conduzir os trens por meio de um computador de bordo. Com esse sistema, é possível calcular em tempo real, o melhor momento de acelerar e frear com eficiência a partir de um percurso pré-definido. São considerados, para isso, fatores como comprimento do trem, peso, qualidade e condições da via, assim como a quantidade, potência e desempenho das locomotivas.

Durante a viagem, os computadores do Trip Optimizer, interligados aos demais sistemas de bordo e de GPS, planejam constantemente a melhor forma de conduzir cada trem, avaliando mudanças que possam ocorrer durante o trajeto, de modo que o trem possa chegar a tempo, com segurança e com uso mínimo de combustível.

Durante três anos, foram realizados testes em quatro locomotivas na EFC, que liga as minas da Vale no Sudeste do Pará ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, quando foi possível reduzir o consumo de combustível em até 2,45%.

“O Trip Optimizer permite a Vale aumentar a sua produtividade logística e, evidentemente, cada ganho como este nos ajuda a reduzir a desvantagem natural que temos em relação aos nossos concorrentes australianos, que estão muito mais perto de nossos clientes do que nós. Outro aspecto importante é o ganho ambiental, pois reduzimos também as emissões de gás carbônico ao gastar menos combustível”, afirma Humberto Freitas, diretor-executivo de Logística e Pesquisa Ambiental.

Já o presidente e CEO da GE Transportation para a América Latina, Marcos Costa, destaca a solução customizada usada para desenvolver o sistema, já que, na EFC, circulam os maiores trens do mundo, com 3,4 quilômetros de extensão, formados por 334 vagões e três locomotivas – a principal, que puxa a composição, e duas auxiliares, colocadas a cada lote de 110 vagões. Neste caso, o Trip Optimizer é instalado na locomotiva principal.

“Para atender às necessidades da Vale, a solução foi customizada pelos pesquisadores do Centro de Pesquisa da GE no Brasil, localizado no Rio de Janeiro, em conjunto com o time de Engenharia da GE dos Estados Unidos e da Engenharia Ferroviária da Vale. As características específicas do relevo brasileiro e de nossas ferrovias foram consideradas no desenvolvimento desta solução”, explica Marcos Costa, presidente e CEO da GE Transportation para a América Latina.

Atualmente, o Trip Optimizer é um produto global da GE com sistemas instalados em ferrovias dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, China, México e, agora, finalmente lançado no Brasil e na África, através das ferrovias da Vale. Em todo o mundo, são quase 3.000 trens operados todos os dias utilizando os benefícios operacionais proporcionados por essa tecnologia e mais de 16 milhões de quilômetros já percorridos com trens equipados com este sistema.

Com informações da Ascom.

 

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