Amarillo Gold deve iniciar atividades em Goiás

Mina a céu aberto da Amarillo Gold em Mara Rosa (GO) - Foto: Divulgação.

Com foco em mineração de ouro, a empresa canadense tem feito pesquisas de interesse na região.

A empesa canadense especializada em extração de ouro, Amarillo Gold, tem demonstrado interesse na região de Goiás. A companhia realizou recentemente um estudo de pré-viabilidade na cidade de Mara Rosa para iniciar as atividades de mineração a céu aberto. O estudo apontou possíveis reservas para essa atividade com 997.536 onças de ouro, sendo um total de ouro recuperável em torno das 892 mil onças.

Apenas para a realização dos estudos preliminares a empresa investiu US$ 20 milhões.

Estão previstos outros US$ 40 milhões para custear a implantação da mina, o que pode gerar até 2 mil empregos diretos nas fases de implantação e operação da planta.

Segundo explica o superintendente de Mineração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), Tasso Mendonça, “hoje, a Amarillo Gold, que fará sua primeira atuação em solo goiano, está em busca de investidores para as próximas etapas do trabalho”. O projeto já recebeu licença ambiental prévia concedida pela Secretaria de Meio Ambiente (Secima) e está na fase de idealização da planta de processamento.

De acordo com Mendonça, Mara Rosa já foi considerada um município polo na exploração de ouro. Atualmente, o projeto objetiva atividades em lavras mais profundas, o exige, portanto, novas e melhores tecnologias.

Entre os anos de 2016 e 2017, integrantes da Secretaria de Desenvolvimento têm marcado presença no maior encontro de mineradores do mundo, que acontece no início do ano, no Canadá, e é promovido pela Associação de Prospectores e Desenvolvedores do país. “Temos apresentado o potencial geofísico de exploração do Estado entre a comunidade dos principais mineradores do mundo. Associado à política de projeção internacional promovida pelo governador Marconi Perillo, estamos atraindo prósperos negócios para o Estado”, afirma o superintendente.