Segundo a empresa, obras devem ser realizadas ao longo dos próximos anos.

A Petrobrás anunciou na quinta, 22, a intenção de instalar mais quatro plataformas na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. A novidade foi anunciada pelo gerente da área de Projetos Complementares da Bacia de Campos, Mauro Destri, no evento Brasil Offshore, realizado em Macaé, no Rio de Janeiro.

A primeira será Unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO) da cidade de Campos de Goytacazes para produção de petróleo nos campos de Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça. Também estão previstas duas novas unidades no campo de Marlim e uma no pré-sal da concessão de Albacora.

De acordo com Mauro Destri, a ideia é que, com a revitalização do Campo de Marlim, a estatal consiga produzir nesta área até 2052.

O projeto de revitalização de Marlim é uma das apostas da Petrobras para reduzir o declínio natural da produção nesta bacia. Segundo o gerente da área de Projetos Complementares da Bacia, o declínio estável da Bacia de Campos está em torno de 9%, enquanto a média mundial está em 12%.

“Estamos há 40 anos descobrindo, desenvolvendo, produzindo e trazendo unidades novas na Bacia de Campos. O declínio natural dos campos maduros é algo controlado e com a possibilidade até de regressão em alguns momentos, o que nos dá uma segurança de uma Bacia de Campos produzindo por muito mais tempo”, explicou Destri no evento.

A produção atual da Petrobras na Bacia de Campos é de cerca de 1,3 milhão de barris por dia, o que representa 64% da produção total da companhia do Brasil. Além da revitalização de Marlim, há também outros processos já em curso para a extensão do prazo de concessão de demais campos na Bacia de Campos. A Petrobras também tem investido em parcerias estratégicas e no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para aumento da produção.