Rio Grande do Sul discute Plano Estadual de Mineração

Secretário de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior (E), conduziu a reunião para discutir a elaboração do plano - Foto: Divulgação/SME

Ainda em estágio de elaboração, plano almeja desenvolver o setor no estado de maneira sustentável.

O Comitê de Planejamento de Mineração do Estado do Rio Grande do Sul (Comergs) realizou na terça, 8, um debate a respeito da elaboração do Plano Estadual de Mineração, sendo o desenvolvimento econômico e sustentável o principal tema do encontro.

Segundo a secretária adjunta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Patrícia Möllmann, o planejamento prévio é imprescindível. “Sabemos da responsabilidade do Meio Ambiente na condução desse processo. Trabalhamos em sintonia com a Secretaria de Minas e Energia para que o empreendedor tenha tranquilidade para investir”, afirma.

No evento, o secretário de Minas e Energia do estado, Artur Lemos, afirmou ser necessário que se faça um trabalho em parceria com a área ambiental, para demonstrar que é possível avançar no setor com políticas públicas positivas. “Sabemos que alguns pontos não agradam a todos, mas entendo que o setor precisava de maior atenção da União. Um país com a nossa riqueza mineral não pode contribuir com apenas 4% do PIB. É muito pouco”, explica o secretário.

Durante o debate, o diretor de Inovação e Fontes Alternativas da SME, Carlos Augusto Almeida, apresentou o atual estágio do plano e o cronograma de trabalho, além de explicar as principais metas. “O objetivo é mostrar os recursos que o Estado possui. Precisamos ser um órgão facilitador para o empreendedor”, diz.