Explosão na Gerdau deixa dois mortos em MG

Esse é o segundo acidente em menos de um ano na planta de Ouro Branco da Gerdau - Foto: Reprodução/TV Globo.

Acidente é o segundo na siderúrgica em menos de um ano; 10 trabalhadores ficaram feridos.

Uma explosão na usina da Gerdau em Ouro Branco, Minas Gerais, resultou em duas mortes e 10 funcionários feridos. Em nota, a siderúrgica afirmou que o acidente ocorreu na manhã de ontem, 15, e confirmou os óbitos.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco e Base (Sindob), a explosão aconteceu pela manhã na coqueria 2 da usina, um forno em que é produzido o coque (carvão), matéria-prima essencial na produção do aço nos altos-fornos.

A Gerdau não divulgou os nomes dos mortos e dos feridos. A empresa afirma, no entanto, que está prestando assistência às famílias das vítimas e trabalhando para detectar as causas do acidente.

Os funcionários que se feriram no acidente foram levados ao Hospital Fundação Ouro Branco (FOB). Deles, dois foram transferidos de helicóptero para o setor de queimados do Hospital João XXIII, em BH. Segundo a Polícia Civil, a perícia esteve no local, e a corporação já começou a investigar o caso.

Atualmente a unidade em Ouro Branco da Gerdau conta com cerca de 5 mil funcionários. De acordo com nota divulgada pela empresa, a área estava em manutenção preventiva quando aconteceu a explosão. No início da noite do dia 15, a siderúrgica informou que a coqueria estava parada, mas que as demais áreas continuavam em produção.

De acordo com a siderúrgica, os equipamentos da usina estão em condições adequadas e seguem padrões de segurança estabelecidos na legislação vigente. A empresa também informou que a usina tem um programa estruturado de manutenção, com atualização contínua das equipes, das práticas e dos procedimentos. Em novembro do ano passado, outro acidente resultou na morte de três operários também nas operações em Ouro Branco.

Até a tarde desta quarta-feira, 16, o Hospital Fundação Ouro Branco e o Hospital João XXIII não haviam divulgado informações sobre o estado dos funcionários feridos na explosão.