Vale terá novos membros no conselho de administração

Reestruturação societária foi aprovada no mês de junho e determina a existência de um número mínimo de conselheiros independentes.

Está marcada para dia 18 de outubro uma Assembleia Geral Extraordinária para escolher dois membros do conselho de administração da Vale, de forma a preencher os cargos atualmente vagos. Os membros serão independentes da empresa e irão agir como supervisores das ações tomadas pelos acionistas.

A reestruturação societária da Vale, aprovada no mês de junho, determina a existência de um número mínimo de conselheiros independentes, que devem compor 20% do total de membros, conforme exigido pelo regulamento do Novo Mercado.

Para conseguirem influenciar as decisões dos acionistas controladores, que detêm maior poder de voto, os conselheiros devem ter maior experiência e conhecimento técnico equilibrando o poder dos acionistas. É por essa razão que o cargo segue o nome de “conselheiro independente”, já que é proibido que o atuante em questão tenha vínculos, diretos ou indiretos, com esses controladores.

Ainda segunda a companhia, as solicitações de inclusão de nomes de candidatos ao conselho de administração da Vale no Boletim de Voto a Distância devem ser recebidas até o dia 13 de setembro de 2017. “Referida solicitação deve ser enviada por escrito acompanhada das informações e documentos previstos na Instrução CVM 481 (art. 21-M) conforme orientações contidas no item 12.2 do Formulário de Referência da Companhia”, afirma a Vale em um comunicado.