Para manter concessão de hidrelétricas, companhia de energia procura potenciais parcerias.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) tem demonstrado intenções de fechar uma sociedade com outra empresa, que pode ser privada ou estatal, para disputar o leilão, em 27 de setembro, que definirá a nova concessionária de três usinas hidrelétricas. Uma das possíveis candidatas à parceria é a mineradora Vale.

Segundo o presidente do conselho da empresa de energia Light e membro do conselho de administração da Cemig, Nelson Hubner, a associação a outras empresas para disputar o leilão no fim do mês seria uma opção caso a empresa não consiga revogar o certame agendado pela União. A Cemig busca a validação de uma cláusula do contrato que permitiria a renovação da concessão das usinas de Jaguara, Miranda e São Simão, todas em Minas, sem a necessidade de um leilão.

“A Vale é uma parceira. É sócia da Cemig na Aliança e tem todo interesse porque, para ela, a energia hídrica, além de ser mais barata, gera outros ganhos secundários”, afirmou Hubner durante o 22º Congresso Brasileiro de Economia, realizado na última semana em Belo Horizonte.

Ainda de acordo com o executivo, caso a sociedade com a Vale não venha a ser realizada, a parceria pode ser fechada com alguma estatal internacional que tenha operações no Brasil e apresente afinidade com a Cemig, a exemplo da francesa EDF, a italiana Enel e a canadense Hydro-Québec.