Petrobras anuncia critérios para venda da UFN-III

Obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul - Foto: Reprodução Web

Iniciadas em 2011, obras do complexo de fertilizantes foram interrompidas em 2014 com 80% de avanço.

Após ser interrompida em dezembro de 2014, com 80,95% das obras concluídas, a construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III) da Petrobras poderá ser concluída em breve. A estatal divulgou na segunda-feira, 11, critérios sobre a escolha do comprador da unidade que será responsável por finalizar as obras.

Segundo informado pela Petrobras, a unidade será vendida em conjunto com a empresa Araucária Nitrogenados (Ansa), localizada em Araucária (PR). “A iniciativa faz parte do processo de saída integral da produção de fertilizantes, conforme divulgado no Plano de Negócios e Gestão 2017-2021 da Petrobras”, diz o comunicado.

Iniciado em 2011, no município de Três Lagoas (MS), a UFN-III tem como objetivo aumentar a oferta interna de fertilizantes nitrogenados, reduzir a necessidade de importação desses produtos e agregar valor e flexibilidade ao negócio de Gás e Energia. A unidade utilizará como matéria-prima gás natural processado, com consumo médio previsto de 2,2 milhões m³/dia. A capacidade de produção de amônia será de 2.200 toneladas/dia e a de ureia, 3.600 ton/dia. Os dois produtos são utilizados no preparo de adubo para a agroindústria. A planta será capaz de produzir ainda 290 ton/dia de CO2.