Programa Caminhos do Vale é premiado na categoria Excelência em Sustentabilidade no Steelie Awards, da World Steel Association.

A Usiminas foi premiada pelo prêmio Excelência em Sustentabilidade da World Steel Association, por seu programa Caminhos do Vale. A cerimônia foi realizada no dia 17, terça-feira, em Bruxelas, na Bélgica e reuniu líderes dos principais grupos siderúrgicos mundiais.

O projeto premiado, Caminhos do Vale, destina agregados siderúrgicos da produção de aço da Usiminas para a pavimentação de estradas rurais. Em retorno, as prefeituras participantes se comprometem com o desenvolvimento de programas socioambientais em prol das comunidades e com a recuperação de nascentes.

O programa já está em atividade há três anos, e, de acordo com a empresa, desde seu lançamento mais de 1,3 milhão de toneladas já foram utilizadas em cerca de 850 quilômetros de estradas rurais, na restauração de 50 km de vias urbanas e na recuperação de 35 pontes, encostas e áreas degradadas no colar metropolitano do Vale do Aço, região que engloba quatro cidades em Minas Gerais.

A Usiminas afirma que o Caminhos do Vale já beneficiou cerca de 750 mil pessoas. Segundo a empresa, até a segunda semana do mês de outubro, 899 nascentes haviam sido identificadas e recuperadas, em outro viés, dentro do mesmo projeto.

“Ao longo das ações do programa, vimos que as pessoas se mobilizaram e estão atentas à necessidade de cuidar das fontes de água e para a importância da educação ambiental das novas gerações”, afirma o presidente da Usiminas, Sergio Leite.

O executivo também relaciona o projeto à geração de renda para as comunidades envolvidas. “Temos visto como uma estrada de qualidade é capaz de trazer novas ideias e possibilidades para as pessoas. Já temos exemplos de cidades que puderam integrar sitiantes e comunidades agrícolas às feiras realizadas na sede urbana, gerando renda para essas pessoas, ou mesmo aproveitando oportunidades turísticas, agora que dispõe de acessos seguros”, conta.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui