Agência Internacional de Energia avalia que alta no consumo deve compensar três anos de excesso de oferta.

A Agência Internacional de Energia (IEA, a sigla em inglês) prevê que a demanda e a oferta do petróleo deve ficar equilibrada em 2018. A previsão é para o mercado global e, segundo o estudo feito pelo órgão, uma alta no consumo pode ajudar a compensar três anos de excesso de oferta.

Em um relatório sobre o mercado de petróleo, a IEA afirmou que continua a ver a demanda global crescer em 1,6 milhão de barris por dia (bpd) em 2017, com uma redução no ritmo para 1,4 milhão de bpd em 2018.

“Pegando 2018 como um todo, a demanda por petróleo e a produção dos países não membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) vão crescer praticamente no mesmo volume, e é essa perspectiva que pode agir como um teto para as aspirações de maiores preços”, afirmou a IEA em nota.

Pesquisas da agência mostram que, no cenário global, os estoques comerciais de petróleo caíram durante o terceiro trimestre deste ano, devido a uma queda no volume mantido em estações de armazenamento flutuantes ou em transporte.

Segundo a IEA, durante o mês de agosto os estoques comerciais em países industrializados caíram 14,2 milhões de barris, estando atualmente em 3,015 bilhões de barris, levando a um superávit de 170 milhões de barris em relação à média de cinco anos.