MP investiga projeto da Gerdau em Moeda (MG)

Mineradora deseja expandir suas atividades em local que pode fazer parte do Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda em Minas Gerais.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) investiga uma solicitação da Gerdau de exploração de minério de ferro no estado. Segundo o MP, o local para onde a companhia pretende expandir as atividades fica em uma região no Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda. A Comarca de Belo Vale está à frente da investigação.

Atualmente, a Gerdau opera na mina Várzea do Lopes, que fica ao lado do parque ambiental. O local tem mais de 450 hectares e engloba 53 nascentes que abastecem o município de Moeda.

“Recebi a denúncia há cerca de dez dias e determinei que se oficiasse a Gerdau para prestar mais informações”, afirma o promotor de Justiça de Belo Vale, Edgar Augusto Alves Santos. “Temos que ter cautela e verificar as informações da empresa para não desrespeitar os direitos das partes. Mas se for verdade, é uma situação grave”, avalia o promotor.

A denúncia foi feita pela Associação de Meio Ambiente (AMA) de Moeda, município que fica a 60 km de Belo Horizonte. “A região onde a Gerdau pretende atuar tem 53 nascentes que alimentam o rio Candongas e são importantes para o abastecimento de todo o município de Moeda”, diz o presidente da AMA de Moeda, Ednei Antunes Amorim.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) confirmou que a solicitação para ampliação da área de extração mineral foi feito pela mineradora no mês de abril. De acordo com a autarquia, o pedido está sendo avaliado pela área técnica da Semad.

Se a área do projeto desejado realmente faça parte do entorno da reserva, a secretaria afirma que irá solicitar uma aprovação do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para liberação da obra. Caso o IEF esteja de acordo, a Gerdau deverá iniciar um novo processo de licenciamento e, então, contratar uma empresa para elaborar estudos e relatórios de impacto ambiental. A Gerdau informou que o projeto está em fase de estudo.