Seis dos oito blocos oferecidos receberam propostas da estatal e de empresas estrangeiras.

Terminou no início da tarde desta sexta-feira (27) o leilão de oito áreas de exploração do pré-sal. As negociações geraram R$ 6,15 bilhões de arrecadação em bônus de assinatura e R$ 760 milhões em investimentos previstos. O evento chegou a começar com mais duas horas de atraso porque a Justiça Federal do Amazonas conseguiu uma liminar suspendendo a cerimônia. As negociações só começaram após a intervenção da Advocacia-Geral da União (AGU), que conseguiu reverter a decisão no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

O leilão registrou ofertas elevadas, principalmente da Petrobras, que levou as três áreas que declarou interesse e aceitou ceder até 80% da produção para a União. Esse percentual é superior aos valores mínimos propostos no edital e do valor oferecido no campo de Libra, em 2013.

Dois oito blocos em negociação, seis receberam propostas. Ficaram de fora Sudoeste de Tartaruga Verde, na Bacia de Campos e Pau Brasil, na Bacia de Santos.

No regime de partilha, que vigora nos contratos do pré-sal, vence quem oferecer à União o maior percentual de produção futura de óleo ou gás excedente. Os valores mínimos previstos no edital variam de 10,34% a 22,87%. As empresas ofereceram até 80% da produção.

Vencedores

As empresas estrangeiras ficaram com três das seis áreas do pré-sal vendidas. Já o consórcio liderado pela Petrobras, que antes era operadora exclusiva do pré-sal, ficou com três áreas. Confira abaixo as empresas vencedoras na segunda e terceira rodadas:

Norte de Carcará, Bacia de Santos
Consórcio entre Statoil (40%), Petrogal (20%) e ExxonBIL (40%)
Percentual de óleo oferecido: 67,12%

Sul de Gato do Mato, Bacia de Santos
Sell (80%) e Total (20%)
Percentual de óleo oferecido: 11,53%

Entorno de Sapinhoá, Bacia de Santos
Petrobras (45%), Repsol (25%) e Shell (30%)
Percentual de óleo oferecido: 80%

Alto de Cabo Frio Oeste, Bacia de Santos
Shell (55%). CNOOC (20%), e QPI (25%)
Percentual de óleo oferecido: 22,87%

Peroba, Bacia de Santos
Petrobras (40%), CNOOC (20%) e BP Energy (40%)
Percentual de óleo oferecido: 76,96%

Alto de Cabo Frio Central, Bacia de Santos
Petrobras (50%), BP Energy (50%)
Percentual de óleo oferecido: 75,86%