Mineradora Kinross cria museu em Paracatu

0
3109
Além de retratar a atividade econômica da cidade, o museu mostra como a mineração reflete na vida dos moradores. Foto: Ana Dayrel.

Casa Kinross resgata a história da cidade, que teve seu auge no terceiro ciclo do ouro.

A mineradora Kinross inaugurou, na última semana, um museu em Paracatu, cidade mineira a cerca de 500 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A empresa atua no local desde 2006 com mineração de ouro, e o espaço desenvolvido é, segundo a Kinross, um presente para o município.

O museu interativo contará a história da cidade, contextualizando o desenvolvimento econômico e cultural, com registros que vão desde o século XVIII até os dias atuais. O local também servirá como um espaço cultural e de convivência.

Paracatu teve seu ápice no terceiro ciclo do ouro no Brasil, com a mineração, e a Casa contará toda a história a partir dessa data. Além de retratar a atividade econômica da cidade, o museu tem por objetivo mostrar como a mineração reflete na vida dos moradores.

A Casa

Para a realização do projeto, a equipe do Museu da Pessoa de São Paulo foi responsável por coletar informações presencialmente em Paracatu, com busca de dados antigos e entrevistas com personagens locais.

“A equipe do Museu da Pessoa conversou com agricultores, pessoas ligadas à cultura local, historiadores, funcionários antigos da Kinross, dentre outras fontes que ajudaram a resgatar as memórias que serviram como base para o museu. Todo esse conteúdo será disponibilizado em painéis, vídeos e documentários”, conta a gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Kinross, Ana Cunha.

O conteúdo apresentado no museu é dividido de três formas: a cidade de Paracatu, a história da mineração na cidade e no Estado de Minas Gerais, e o desenvolvimento econômico. A exposição é feita com uma linha do tempo apresentada em painéis, com dados, entrevistas e documentários.

A Casa Kinross já funciona com visitas agendadas, que acontecem três vezes por semana. O museu está localizado na rua Rio Grande do Sul, 700, próximo ao centro histórico de Paracatu. O local também recebe o projeto “Por dentro da Kinross”, que semanalmente atende estudantes de universidades e escolas da região que visitam a mineradora.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui