China irá investir em mineração no Mato Grosso

Autoridades estaduais se reúnem com comitiva chinesa. Foto: José Medeiros/ Gcom-MT.

Parceria foi debatida durante encontro com representantes do governo em Pequim, na China.

A China vai executar uma série de investimentos em mineração, energia e alimentos no Mato Grosso. O anúncio foi feito após o Mato Grosso Investment Fórum, realizado nesta quarta-feira (08.11) em Pequim, na China. De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Mato Grosso, durante o evento os chineses conheceram as potencialidades e números do Estado, por meio de uma palestra com o governador Pedro Taques, e rodadas de conversas com investidores.

No total, treze empresas chinesas vão visitar o estado para definir quais investimentos em específico devem realizar. O interesse em aumentar a parceria entre o Estado e a China foi fortalecido com a visita, especialmente após tomarem conhecimento da economia do Estado.

“Ficou muito claro para todos nós que há uma vontade impressionante das indústrias chinesas por informações, em relação ao Brasil, especialmente em relação a Mato Grosso. Eles avaliam a questão da segurança alimentar como um processo fundamental e Mato Grosso tem todas as condições de ser um grande parceiro”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone Júnior.

Para facilitar a divulgação da economia estadual, o governo de Mato Grosso assinou, também, uma parceria com o Ministério do Comércio da China, onde eles irão disponibilizar no site oficial todas as informações sobre Mato Grosso para os investidores chineses.