Corredor Ferroviário irá ligar os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo com transporte de minérios.

Nesta quarta-feira (8) os governadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, Luiz Fernando Pezão e Paulo Hartung, respectivamente, estão encaminhando uma carta ao presidente Michel Temer solicitando a instalação de um corredor ferroviário entre os dois estados. O projeto seria utilizado para o transporte de produtos minerários e siderúrgicos.

De acordo com informações do jornal O Globo, a proposta já existe no papel e está travada no Ministério dos Transportes. Com o valor de investimento de R$ 5,5 bilhões, a ferrovia chamada EF-118 teria a extensão de 577 quilômetros, que ligariam a cidade do Rio de Janeiro à Vitória, passando por dois portos relevantes para o desenvolvimento dos dois estados: o Porto do Açu, em São João da Barra (Norte Fluminense), e o Porto Central, em Presidente Kennedy (ES).

Caso o projeto seja viabilizado, será utilizado para transportar minério de ferro, rochas ornamentais, produtos siderúrgicos e outros materiais, que serão exportados pelos dois portos.

A EF-118 esta prevista no Programa de Investimento em Logística (PIL), lançado em 2012, e após o vencimento da validade deste plano, foi renovado no PIL de 2015. Segundo o jornal O Globo, o orçamento inicial do projeto era de R$ 7,6 bilhões, que foi reduzido após estudos de viabilidade e de demanda de carga feitos pelas empresas de logística.

A ferrovia também poderá ser usada para escoamento de grãos do Centro-Oeste, uma vez que vai se conectar à ferrovia que liga o Rio a Santos, principal exportador de commodities agrícolas do país.


*Com informações de jornal O Globo.