Estrutura será transformada em distrito industrial e polo universitário.

O espaço onde a usina do S11D da Vale foi pré-montado agora será transformado em distrito industrial e em um polo universitário. O local fica no município de Canaã dos Carajás, no Pará, e foi doado pela companhia para a prefeitura da cidade.

A construção já tem infraestrutura elétrica, hidráulica, sanitária e pavimentação, e, segundo a mineradora, agora irá gerar oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento para a cidade.

Por já estar em condições de uso, o distrito permitirá a atração de indústrias e empresas prestadoras de serviços. “Também facilitará a instalação de companhias voltadas para o reaproveitamento de resíduos, além da mobilização de micro e pequenas empresas em associações e cooperativas industriais”, explica nota divulgada pela Vale.

Segundo o gerente-executivo de Relações com Comunidades, João Coral, a doação do local mostra a importância da atividade mineral na cidade. “Por meio desta parceria institucional, será possível multiplicar os efeitos positivos da mineração na economia local. É mais um investimento em desenvolvimento que a implantação do S11D deixa de legado para a cidade”, afirmou.

O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, vê a parceria como uma oportunidade de desenvolvimento local. “É mais um passo importante que damos rumo à diversificação do nosso município, para assegurar o crescimento da cidade de forma sustentável, planejada e com a geração potencial de empregabilidade de nossa população, oportunidades de emprego, renda e outros benefícios para toda a sociedade com uma visão de longo prazo”, destacou.