Fontes renováveis devem liderar demanda mundial até 2040

Foto: Divulgação SME.

Estimativa é da Agência Internacional de Energia, que divulgou estudo sobre o assunto.

Nos próximos 25 anos, as necessidades energéticas mundiais serão atendidas, prioritariamente por fontes renováveis e gás natural. É o que aponta a edição de 2017 do World Energy Outlook, da Agência Internacional de Energia (AIE). Segundo o documento, a justificativa para o aumento da demanda será a queda de preços que devem tornar a energia solar uma fonte mais barata. De acordo com o documento, a demanda global de energia deverá ser 30% maior em 2040.

Outro fator de destaque é que, nas próximas duas décadas, o sistema energético global será formado por quatro grandes forças: os Estados Unidos, que devem se tornar líderes em petróleo e gás no mundo; as energias renováveis implantadas rapidamente graças à queda de custos; ao aumento da participação da eletricidade no mix de energia; e a nova estratégia econômica da China, que deverá apresentar um modo de crescimento mais limpo, com implicações para os mercados mundiais de energia.

Por esses motivos, a energia fotovoltaica deverá liderar os aumentos de capacidade, justamente por conta de China e Índia. Por outro lado, a eólica deve crescer na União Europeia, a ponto de se tornar a principal fonte após 2030.

No estudo lançado em 2017, a AIE colocou os holofotes sobre a China, país que tem desenvolvido uma série de políticas econômicas e energéticas, com fortes impactos futuros na nação. Além disso, a ênfase nas tecnologias limpas, principalmente para melhorar a qualidade do ar, torna o país promissor para ser um dos líderes mundiais nas fontes eólica, solar, nuclear e em veículos elétricos. O país também deverá apresentar mais de um quarto de crescimento projetado no consumo de gás natural.

Energia nuclear

Em termos de energia nuclear, a Agência Internacional de Energia prevê um papel substancialmente expandido para esta fonte se o mundo quiser enfrentar o desafio de atender as necessidades da população, ao mesmo tempo em que reduz as emissões de gases de efeito estufa para evitar níveis perigosos de mudanças climáticas.

No chamado Cenário de Desenvolvimento Sustentável, a geração nuclear mais que dobra de 2.476 TWh em 2016 para 5.345 TWh em 2040. A demanda por eletricidade aumenta de 24.765 TWh em 2016 para 35.981 TWh em 2040, com energia nuclear fornecendo 15% dessa demanda.