Sindiextra cria parceria para gerir recursos hídricos

Representantes da UFLA e do Sindiextra em assinatura do convênio - Foto: Divulgação UFLA.

Sindicato e Universidade Federal de Lavras irão desenvolver sistema de outorga dos recursos.

O Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), firmaram uma parceria que irá promover a criação de um sistema de informação de análise de outorgas no estado de Minas Gerais. O projeto será desenvolvido pela Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc).

O sistema será feito com o objetivo de criar soluções para atender às demandas de concessão de outorgas (concessões) do direito de uso dos recursos hídricos no Estado de Minas Gerais por meio da tecnologia.

“Essa plataforma permitirá que um empreendedor que deseja abrir um negócio consiga as informações de forma rápida e tenha online todo o mapeamento das outorgas já existentes”, disse o reitor da UFLA, José Scolforo. Ele explica que será desenvolvida uma plataforma web e para smartphones que permitirá que qualquer pessoa que necessite obter informações sobre outorgas no estado poderá acessar.

Segundo Solforo, a ferramenta também irá possibilitar a abertura de novos empreendimentos, uma vez que o mapeamento disponibilizado por geolocalização possibilitará ao empresário ter ciência sobre a área escolhida ser ideal ou não para o novo negócio.

“Essa é uma iniciativa importante, pois mostra o quão relevante é a união de agentes para o desenvolvimento do segmento. Além disso, demonstra como a universidade, assim como as empresas, têm papel fundamental no fomento à tecnologia” afirmou o presidente do Sindiextra, Fernando Coura.

O projeto conta com o apoio das empresas associadas ao Sindiextra, entre elas nomes como: Associação das Mineradoras da Serra Azul (AMISA) representando as empresas ArcelorMittal, Mineração Serra Azul S/A, MBL Materiais Básicos Ltda, Mineração Usiminas S/A e Minerita – Minérios Itaúna Ltda; BEMISA – GO4 Participações e Empreendimentos S/A; Ferrous Resources do Brasil S/A e Vale S/A.