Investidores pressionam empresas que mais poluem no mundo

0
4170
Foto: Bret Hartman/Reuters.

Empresas de mineração, siderurgia, petróleo e gás e energia estão entre as 100 maiores poluidoras e serão avaliadas nos próximos cinco anos por seus investidores.

Nessa terça-feira (12), um grupo composto por mais de 200 grandes investidores globais se reuniu na cúpula de Paris para pressionar as 100 empresas que mais poluem no mundo contra o aquecimento global. Grandes mineradoras e siderúrgicas estão no alvo das ações.

Os investidores criaram a iniciativa que eles chamam de “ClimateAction 100+”, que coloca na mira empresas do setor da mineração e da siderurgia como BHP Billiton, Glencore e ArcelorMittal, além de companhias de petróleo e gás como a Chevro, Coal India e outras.

Também serão avaliadas empresas do ramo de energia. O setor, segundo a agência de notícias francesa AFP, é responsável por três quartos das emissões de gases que provocam o efeito estufa.

No grupo criador da ação estão nomes como o banco britânico HSBC e o fundo público de pensões dos Estados Unidos CalPERS. Os 225 investidores envolvidos na ação representam 26,3 trilhões de dólares de ativos sob gestão.

Na ClimateAction 100+, os investidores irão passar os próximos cinco anos acompanhando de perto as ações das empresas listadas entre as mais poluidoras. Segundo o grupo, se elas conseguirem progredir o suficiente ao longo do período, serão retiradas da lista.

“Fazer com que uma centena de empresas que estão entre as mais poluentes do mundo cumpram com os objetivos do Acordo de Paris terá um efeito considerável”, afirmou Anne Simpson, diretora de investimentos ecológicos do CalPERS.

Com informações da AFP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui