Minas e Energia discute segurança de barragens

Na mesa, durante o seminário: diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Victor Hugo Froner Bicca; decretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vicente Lôbo; diretor do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Esteves Pedro Colnago. Foto: Saulo Cruz/ MME.

Seminário reuniu especialistas e representantes do setor nas esferas pública e privada.

A segurança de barragens de mineração e novas técnicas usadas nessas estruturas foram temas do seminário “Avanços Tecnológicos para a Gestão de Barragens de Mineração”, realizado na última quinta-feira (13), na sede do Ministério de Minas e Energia (MME).

Durante o evento foram apresentados experiências e resultados de análises e aplicação de novas tecnologias, bem como inovações desenvolvidas em vários aspectos: para segregação e disposição de rejeitos e equipamentos, e tecnologias para monitoramento de barragens.

Para o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vicente Lôbo, os debates vão ajudar na elaboração de novas medidas que preveem a preservação dessas estruturas. “Tenho certeza de que as apresentações e os debates decorrentes, conduzidos neste importante encontro, contribuirão para a elaboração de novas portarias, visando a segurança de barragens de mineração”, destacou.

O seminário foi uma ação conjunta entre a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). “O objetivo é desenvolver e divulgar conhecimento especializado e fiscalização de empreendimentos com foco na segurança de barragens de rejeitos de mineração”, informou o MME, em nota.

Desdobramentos

Esse foi um dos encontros promovidos pelo ministério para debater o assunto. A pasta chegou a realizar dois eventos técnicos reunindo especialistas em barragens de mineração, instituições governamentais, mineradoras, produtores de equipamentos e/ou tecnologias para a disposição de rejeitos, monitoramento e controle de barragens.

De acordo com informações do ministério, esses encontros apresentaram resultados positivos como a nova Portaria do DNPM, que trata da fiscalização de barragens de rejeitos de mineração. “Destaca-se, também, uma melhor interação entre as empresas de mineração e empresas produtoras de equipamentos e tecnologia em projetos, construção, operação e monitoramento de barragens”, finalizou a pasta, por meio de nota.