Busca por cobalto tem estimulado o setor e empresas que investem em projetos minerais chegam a ver suas ações triplicarem de valor.

Seguindo a grande demanda por carros elétricos na indústria automotiva, o setor minerário também tem registrado ganhos, especialmente na Austrália. O país detém a segunda maior reserva de cobalto do mundo, um dos elementos fundamentais para a produção de baterias usadas nesses veículos e, dessa forma, a mineração está acelerando cada vez mais.

Segundo a agência de notícias Reuters, grandes empresas que possuem minas de cobalto no país da Oceania tiveram alta em suas ações. Alguns exemplos são a Australian Mines, Minnows Cobalt Blue, Artemis Resources e a Clean Teq. Esta última teve o valor de suas ações triplicadas ao longo de 2017.

A Clean Teq era uma empresa voltada apenas para tratamento de água, mas ao fazer pesquisas de mercado, adquiriu um depósito de níquel e cobalto e agora é capitalizada em US$ 832 milhões.

Enquanto isso, a Artemis Resources planeja reprocessar estoques de minério de uma mina fechada no Pilbara a partir de meados do ano que vem. Ainda não estão em negociações formais, mas, segundo a Reuters, tem falado com empresas chinesas e americanas.

Na última sexta-feira (15) a mineradora Aeon, que desenvolve um projeto de cobre e cobalto no nordeste australiano arrecadou US$ 23 milhões de investidores institucionais.

“Temos 10 empresas que fazem baterias em negociações”, disse o diretor-gerente da mineradora Australian Mines, Benjamin Bell, citando conversas avançadas com empresas da Alemanha, Japão, China e Coreia do Sul, para garantir a retirada do projeto Queensland Sconi.

A Austrália é rica em cobalto, extraído como subproduto do cobre e do níquel, com cerca de 1,1 milhão de toneladas de reservas, o equivalente à 15% da oferta mundial. Isso é menos do que um terço das reservas da República Democrática do Congo (RDC), mas ainda posiciona o país no segundo maior produtor mundial.

“Para ser honesto, os custos na Austrália são muito superiores aos da RDC, mas metade da nossa receita é cobalto e níquel. Os fabricantes de bateria estão falando conosco, pois oferecemos os dois minerais”, disse Bell.

Lítio

Como já noticiado pela Revista Mineração, de olho na demanda de minerais para produção de baterias para carros elétricos, a Austrália também tem acelerado a produção de lítio, outro elemento utilizado nesses equipamentos.

A intenção do país da Oceania, segundo a agência de análise estratégica CRU Group, é consolidar seu domínio no mercado. Até o momento, a empresa afirma que o país detém quase 60% da oferta de grandes projetos de lítio planejados para os próximos cinco anos.

A Austrália, que também é rica em minério de ferro, tem a maior parte da concentração de lítio localizada no norte do território.

*Com informações da Reuters.