Índice de 1,45 milhão de barris de petróleo foi registrado pela Petrobras nos campos operados pela estatal.

A produção na camada pré-sal operada pela Petrobras e por parceiros atingiu um novo recorde diário no mês de novembro. Conforme comunicado divulgado pela estatal, no dia 30 a empresa atingiu a marca de 1,45 milhão de barris.

A produção mensal foi de 1,65 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed), volume 1,5% acima de outubro. “Esse resultado se deve, principalmente, ao crescimento da produção do campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, por meio da plataforma P-66”, informou a companhia por meio de nota à imprensa.

Queda

A produção total de petróleo e gás natural em novembro foi de 2,72 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,62 milhões boed produzidos no Brasil e 99 mil boed no exterior.

Porém, a estatal registrou queda na produção de novembro. A de petróleo no Brasil foi de 2,13 milhões de barris por dia (bpd), volume 1,5% inferior ao de outubro. De acordo com a estatal, esse resultado se deve, principalmente à parada programada para manutenção do FPSO Cidade de Niterói, que opera no campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos.

Já a produção de gás natural foi de 78,4 milhões de m³/d, excluído o volume liquefeito, índice 2,3% abaixo do mês anterior. A redução, segundo a petrolífera, também foi em razão da parada do FPSO Cidade de Niterói, além da redução da produção em campos do Amazonas devido à manutenção no sistema de compressão.

Exterior

Em novembro, a produção de petróleo nos campos fora do Brasil foi de 60 mil bpd, volume 2,8% abaixo do registrado em outubro. De acordo com a Petrobras, essa redução se deve a “ocorrências operacionais nos campos produtores de Lucius e Cascade, ambos no Golfo do México”.

Já a de gás natural foi de 6,8 milhões de m³/d, 6,8% inferior ao mês anterior. Os motivos da queda são ocorrências operacionais no campo de Hadrian South, também no México.