Resultado representa a primeira aceleração no país desde 2010.

Pela primeira vez, em sete anos, o crescimento da China obteve destaque em 2017. No acumulado do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 6,9%, contrariando expectativas de analistas e autoridades locais, de que esforços de Pequim para reduzir o endividamento de empresas, desaquecer o mercado imobiliário e conter a poluição desacelerariam a economia do país.

Os principais fatores que contribuíram para o resultado positivo foram a recuperação no setor industrial, um mercado imobiliário resiliente e o forte crescimento das exportações.

O aumento veio em consonância com a estimativa do primeiro-ministro da China, Li Keqiang, divulgada na semana passada e ficou ainda acima da meta de Pequim para 2017, de +6,5%. Na ocasião, Li citou a melhora do desempenho comercial como fato que ajudou o país asiático a superar as expectativas do ano.

No quarto trimestre o PIB avançou 1,6% em relação aos três meses anteriores, contra 1,8% no período entre julho e setembro, segundo a Agência Nacional de Estatísticas.

Com Estadão Conteúdo e Reuters.