Pesquisa da Abegás mostra que o consumo de gás aumentou em comparação de novembro de 2017 com o mesmo período do ano anterior.

O consumo de gás natural no Brasil teve alta de 9,1% em novembro de 2017 comparado com o mesmo período em 2016. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), divulgada nesta sexta-feira (26) a demanda veio de termelétricas e atividades de cogeração de energia.

A Abegás registrou, em 2017, um crescimento de 4,9% no consumo industrial de novembro se comparado com o mesmo período do ano anterior. Na comparação de 11 meses o aumento foi de 3,4%. “Nosso levantamento registra crescimento do consumo no segmento industrial, mostrando que gás natural é um indutor da retomada da atividade econômica do País.”, afirma o presidente executivo da associação, Augusto Salomon.

Foram consumidos 75 milhões de metros cúbicos por dia em novembro sendo que no mesmo período em 2016 o gasto foi de 65 milhões metros cúbicos por dia.

No consumo de geração elétrica o aumento foi de 48,9% numa comparação de novembro de 2017 com o ano anterior. Na cogeração o crescimento foi de 10,3% e nas residências o consumo foi de 14% a mais na comparação.

No setor comercial o crescimento foi de 0,4% de outubro para novembro de 2017, mas em relação a novembro de 2016 houve um recuo de 1,7%.

Segundo o presidente executivo da Abegás, as expectativas são para que em 2018 o país possa crescer mais na distribuição de gás natural. “Esperamos que no ano de 2018 o país avance ao incentivar medidas que aumentem a segurança dos investimentos e que permitam impulsionar a universalização do serviço de distribuição de gás natural”.