Experimento é iniciativa de parceria de universidade japonesa e empresa Nissan.

A Nissan inicia, em fevereiro, testes no Japão para o projeto de um ônibus elétrico, cujo objetivo é tornar o transporte público com zero emissões mais difundido e acessível. A finalidade é eliminar as emissões de CO² no país.

A tecnologia foi desenvolvida para o Nissan Leaf e a equipe à frente do projeto pertence à Universidade Kumamoto, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente do Japão. A proposta é diminuir a poluição gerada por ônibus e caminhões. Essa ação reunirá talentos e conhecimentos da indústria automotiva, do governo e do meio acadêmico.

O custo de fabricação do ônibus pode ser reduzido consideravelmente ao usar a tecnologia desenvolvida e aperfeiçoada pela Nissan, pois, o alto custo na criação de peças, como baterias e motores elétricos era um empecilho para a confecção.

O veículo recebe o nome de Yoka ECO Bus e terá três baterias, três motores elétricos e um inversor do Nissan Leaf. A empresa japonesa também desenvolverá caixa de câmbio dedicada ao veículo e um suporte técnico. Com o resultado, a Nissan espera criar ônibus ecológicos para o transporte público do Japão.