Produção na região iniciou em novembro de 2017. Próxima retirada deve ser feita ainda em fevereiro.

O primeiro carregamento de petróleo de Libra, no Campo de Mero, na Bacia de Santos, foi realizado nesta sexta-feira (2). De acordo com informações divulgadas pela agência de notícias Reuters, foram retirados 500 mil barris da região.

O Campo de Mero entrou em produção em novembro de 2017, em teste de longa duração, O segundo carregamento de petróleo será retirado pela Shell, sócia da Petrobras na operação da região.

De acordo com o gerente-executivo da área, Fernando Borges, a partir de agora os carregamentos ocorrerão a cada 25 dias. Ainda segundo ele, o consórcio de Libra prevê dobrar a produção no Campo de Mero para 40 mil barris por dia até o fim de fevereiro.

O consórcio é liderado pela Petrobras – com participação de 40% – em parceria com a Shell (20%); Total (20%); CNPC (10%) e CNOOC Limited (10%), tendo a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora do Contrato de Partilha da Produção.

Novo FPSO

A Petrobras iniciou na quarta (31) o processo competitivo para a contratação do afretamento do segundo sistema de produção definitivo do Campo de Mero. A plataforma será um FPSO, unidade que produz, armazena e transfere óleo e gás, com capacidade de produção de 180 mil barris por dia (bpd) de petróleo e processar 12 milhões de m3/dia de gás. Ele será instalado no projeto Mero 2, em lâmina d’água de cerca de dois mil metros.

De acordo com a estatal, a unidade terá características semelhantes ao projeto Mero 1, porém mais otimizado. O início da produção está previsto para 2022.