Construção de energia limpa e renovável foi construído no Ceará.

O Complexo Eólico Santo Inácio, localizado em Icapuí, no Ceará, promete levar energia limpa e renovável para as operações da Vale. De acordo com informações divulgadas pela mineradora, o empreendimento foi inaugurado em dezembro de 2017, com capacidade de 98,7 MW de energia elétrica, realizado pela empresa Aliança, fruto de joint venture entre a Vale e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

A energia elétrica gerada é 100% sustentável, sem emissão de CO2. No tota,l são 47 aerogeradores distribuídos em quatro centrais eólicas, além de uma subestação de energia e uma linha de transmissão.

Segundo o diretor-executivo de Suporte aos Negócios da Vale, Alexandre Pereira, a proposta é aplicar uma política mais sustentável. “O investimento nesse tipo de energia renovável reforça o compromisso ambiental da empresa, por meio de uma matriz energética cada vez mais limpa e competitiva”, diz ele.

De acordo com Pereira, a Aliança, é uma empresa de Belo Horizonte (MG), que atua no mercado desde 2015 na comercialização de energia elétrica. Parte de sua produção foi comprada pela Vale e a energia gerada é integralmente disponibilizada para a mineradora.

Energia Eólica no Brasil

No país já encontram-se ativos 503 parques eólicos, segundo informações da Vale. No ano de 2017, a energia abasteceu mais de 12% de todo o território nacional, com destaque na região Nordeste, que ultrapassou 60%.

Segundo o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, publicado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobras, o Brasil oferece capacidade para gerar até 300 gigawatts de energia eólica.

A espera é de que no Brasil a participação da energia eólica seja cada vez maior, com taxas de crescimento médias de potência instalada superiores a 20%.

As vantagens de se utilizar a energia eólica é que ela, além de ser renovável, está sempre disponível e pode ser gerada em qualquer região. É limpa, pois não produz gases que agravam o efeito estufa, e é eficiente.

Outros benefícios são que os parques eólicos preservam a fauna e a flora do terreno onde estão instalados. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a cada 100 MW de energia eólica, são economizados 40m³/s de água na cascata do Rio São Francisco.