Centaurus encontra alto teor de cobalto em projeto no PA

Projeto Itapitanga, em São Félix do Xingu foi recém-adquirido pela companhia.

A mineradora australiana Centaurus divulgou, nesta segunda-feira (19), que durante as primeiras atividades de exploração do projeto Itapitanga, no Pará, foram encontrados cobalto com alto teor de mineralização. Os índices chegam a 0,52% de cobalto (Co) em rocha e 0,19% em amostras de canais.

O projeto fica em São Félix do Xingu e foi recém-adquirido pela Centaurus. Em um corte de três metros de profundidade, foram retiradas amostras de dois canais, onde foi possível perceber rochas com 0,19% e 0,18% de Co respectivamente.

“Além disso, uma amostra de rocha retirada da zona de Fe-laterita exposta retornou teores notáveis de 0,52% de Co e 0,56% de Ni (níquel)”, informou a companhia, por meio de nota.

Segundo a Centaurus, o projeto de Itapitanga se localiza na faixa sul do empreendimento de Jacaré, da Anglo American. O local possui recursos globais de 307 milhões de toneladas com 1,3% de Ni e 0,13% de Co, que inclui um recurso de alto teor de cobalto de 185 Mt em 1,2% de Ni e 0,18% Co. A área de construção de Itapitanga cobre 50 km de terreno altamente prospectivo, conforme nota divulgada pela mineradora.

“Estamos muito satisfeitos por ver os resultados da amostra do primeiro canal retornar com notas de cobalto de 0,18%, 0,19% de cobalto, índices semelhantes às notas vistas no Jacaré de classe mundial”, afirmou o diretor-geral da Centaurus, Darren Gordon.