Empreendimento da Enel teve investimento de US$ 110 milhões e pode produzir até 220 GWh por ano.

Um parque solar com 330 mil painéis entrou em atividade no município de Tabocas do Brejo Velho, na Bahia. Denominado Horizonte, o empreendimento é operado pela Enel, por meio da subsidiária de energias renováveis, Enel Green Power Brasil Participações Ltda (EGPB).

O parque é de 103 MW e será capaz de produzir 220 GWh por ano quando estiver operando 100%. A companhia investiu US$ 110 milhões para a construção do projeto solar. O empreendimento é apoiado por um acordo de compra de energia de 20 anos com a Câmara de Comercialização da Energia Elétrica (CCEE).

O Responsável Global da Divisão de Energias Renováveis da Enel, Antonio Cammisecra, destaca que a empresa já tem outros projetos de energia solar no país. “A entrada em operação de Horizonte representa um novo marco para a presença do grupo no mercado de energia solar do Brasil, onde, em apenas oito meses, adicionamos quatro novos projetos que somam uma capacidade de 807 MW de energia solar. Entre esses projetos, está a maior usina solar fotovoltaica da América do Sul, atualmente em operação, Nova Olinda”.

A empresa tem o objetivo de associar o desenvolvimento do negócio às necessidades da comunidade local. Uma das ações que a EGPB já realizou para possibilitar geração de renda para a população foi oficinas criativas para a confecção de mobiliário a partir de materiais recicláveis usado na obra.

Outras empreendimentos da EGPB

A companhia já opera, na Bahia, 706 MW de capacidade eólica e 515 MW de capacidade solar, além de Horizonte, nos parque solares Ituverava, de 254 MW e Lapa, de 158 MW.

No Brasil, o grupo Enel tem uma capacidade de energias renováveis de 2,9 GW, dos quais 842 MW são de energia eólica, 819 MW de energia solar fotovoltaica e 1.270 MW de energia hidrelétrica.

*Sob supervisão de Sara Lira