Total compra participação em concessões na Líbia

A refinaria de Laffan operada por Qatargas em Ras Laffan, no Catar. Foto: Total/ Divulgação.

Empresa adquiriu 16% na produção de Waha Oil Company.

A Total, empresa francesa de energia, aumentou suas operações na Líbia com a compra de 16% de participação da norte-americana Marathon Oil nas concessões da Waha Oil Company por US$ 450 milhões, como informou a agência de notícias Reuters.

O acordo proporciona acesso total às reservas e recursos superiores a 500 milhões de barris de petróleo equivalente (boe). Por meio de comunicado, a empresa informou que a produção imediata é de 50 mil boe por dia, com significativo potencial de exploração em concessões na bacia Sirte.

O CEO da Total, Patrick Pouyanne, destaca que essa nova compra é mais um plano de estratégia da empresa. “Essa aquisição está em linha com a estratégia da Total para reforçar o seu portfólio com ativos de alta qualidade e baixo custo técnico, ao mesmo tempo em que fortalece nossa força histórica na região do Oriente Médio e Norte da África”, afirmou.

A petroleira já registrou uma produção de 31,5 mil boe por dia em 2017 na Líbia, a partir de concessões no campo offshore de Al Jurf e no onshore de Sharara. Ela também tem uma participação no campo de Mabruk, que ficou fechado por vários anos por causa de problemas com segurança.

Com informações da Reuters

*Sob supervisão de Sara Lira