País se mantém na posição por dois anos seguidos.

A Rússia se manteve como maior fornecedor de petróleo para a China em fevereiro, mesma posição que ocupou em janeiro e nos dois últimos anos, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.

O país forneceu 5,052 milhões de toneladas de petróleo, ou seja 1,32 milhão de barris por dia (bpd) no mês anterior. Segundo dados da Administração Geral de Alfândegas da China, os números representam um aumento de 17,8% em comparação com o ano anterior.

A Arábia Saudita reconquistou o segundo depois de perder para a Angola em janeiro. O fornecimento de fevereiro foi de 4,635 milhões de toneladas, o que corresponde a 1,21 milhão de bpd. Em comparação com o mesmo período de 2017 houve uma queda de 2,9%, mas em relação a janeiro, foi registrado crescimento de 1,01 milhão de bpd.

O Brasil exportou para China 2,4 milhões de toneladas, 626.160 bpd, com uma alta anual de 54%, sendo o de crescimento mais rápido entre os fornecedores.

As importações de petróleo pela China em fevereiro caíram bruscamente em comparação com o mês anterior, devido ao corte de compras das refinarias cortarem, em meio a preocupações sobre novas regras fiscais.

Com informações da Reuters

*Sob supervisão de Sara Lira