Mineradora informou que Ibama autorizou volta das operações na última terça-feira (27).

A Anglo American informou, por meio de nota, que retomou as operações do Minas-Rio na última terça-feira (28) após receber a autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Instituto analisou que a empresa cumpriu todas as ações de resposta ao incidente e concedeu a retomada. As atividades no mineroduto estavam paradas desde o dia 12 de março devido ao vazamento no mineroduto em Santo Antônio do Grama (MG).

Algumas ações ainda estão em andamento, como a limpeza da calha e das margens do córrego Santo Antônio do Grama, que foi iniciada no dia 15 de março. Duzentos profissionais estão encarregados do trabalho que está programado para até o dia 31 deste mês.

De acordo com a mineradora o monitoramento será mantido, com reportes periódicos aos órgãos competentes.

Em nota, a empresa informa que está aberta à comunicação com as comunidades do entorno. “A empresa mantém o diálogo com a comunidade local e realiza um levantamento nas áreas rural e urbana de Santo Antônio do Grama, de modo a identificar oportunidades de ações complementares”.

A Anglo ainda destaca que o abastecimento de água na cidade está normalizado desde o dia 15 de março com captação de água no ribeirão Salgado. No dia 16 foram concluídas as obras de uma nova adutora definitiva, garantindo uma segunda opção de fornecimento de água para a cidade.

*Sob supervisão de Sara Lira

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui