Moreira Franco assume Minas e Energia nesta terça-feira

Moreira Franco. Foto: Planalto/ Divulgação.

Ele entre no lugar de Fernando Coelho Filho, que deixou a pasta na semana passada para concorrer nas eleições deste ano.

O novo ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, será empossado pelo presidente Michel Temer nesta terça-feira (10). Ele entra assume o posto ora ocupado por Fernando Coelho Filho, que anunciou sua saída na sexta-feira (6), para concorrer ao pleito em outubro.

Outros dez ministros também tomam posse, assumindo os cargos daqueles que saíram para disputar as eleições. Por lei, ocupantes de cargos do Executivo deveriam ter pedido exoneração até 7 de abril, caso queiram se candidatar.

Moreira Franco era chefe da Secretaria-Executiva do Programa de Parcerias de Investimentos e secretário-geral do Planalto. No governo da ex-presidente Dilma Rousseff, Franco foi ministro das secretarias de Aviação Civil e de Assuntos Estratégicos. O político é formado em sociologia, já foi deputado federal, prefeito de Niterói (RJ) e governador do Rio de Janeiro.

Franco é um dos principais aliados de Temer nas articulações relacionadas ao primeiro escalão do presidente. Ele foi denunciado em setembro do ano passado pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelo crime de organização criminosa, juntamente com Temer. No entanto, a denúncia foi barrada em votação na Câmara dos Deputados no mês seguinte.

Uma das principais prioridades do novo ministro será dar prosseguimento ao projeto de privatização da Eletrobras, em análise em uma comissão especial da Câmara dos Deputados.

Confira os ministros que tomam posse nesta terça:

Educação – Rossieli Soares
Desenvolvimento Social – Alberto Beltrame
Fazenda – Eduardo Guardia
Planejamento – Esteves Conalgo
Minas e Energia – Moreira Franco
Esporte – Leandro Cruz Fróes da Silva
Turismo – Vinícius Lemmertz
Integração Nacional – Antônio de Pádua de Deus

Ministros interinos que passam a ser titulares:

Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – Marcos Jorge
Direitos Humanos – Gustavo Rocha
Trabalho – Helton Yomura