A última seleção de ofertas foi feita no última terça-feira (10).

A ANP arrematou 928,138 milhões de litros de biodiesel, durante o 60° Leilão de Biodiesel. Deste total, 927,693 milhões de litros foram para a mistura obrigatória, sendo 99,6% deste volume oriundo de produtos detentores do selo Combustível Social.

O preço médio foi de R$ 2,423/L, não considerando as margens Petrobras, e o valor total negociado atingiu o patamar de R$ 2,25 bilhões, no que reflete num deságio médio de 16,78% quando comparado como o preço máximo de referência médio.

As apresentações das ofertas ocorreram em um dia, com 38 produtores disponibilizando um volume total de 1,033 bilhão de litros, sendo 99,4% de produtores detentores do selo.

No primeiro dia de seleção das ofertas, foram arrematados 825,923 milhões de litros de biodiesel exclusivamente de produtores detentores de selo Combustível Social, em torno de 79,9% do total ofertado para todo o leilão.

No segundo dia de seleção das ofertas, foram arrematados 101,770 milhões de litros de biodiesel de produtores detentores ou não de selo Combustível Social, em torno de 9,8% do total ofertado no leilão.

A apresentação e a seleção de ofertas de biodiesel para mistura voluntária ao óleo diesel ocorreram no dia 10/04, onde foram disponibilizados 31,77 milhões de litros, sendo 98,43% de produtores detentores do selo Combustível Social. Este volume representa 30% do saldo total de oferta não vendida para fins de adição obrigatória. Foram negociados 445 mil litros de biodiesel.

O leilão

Os Leilões de Biodiesel devem apresentar produtos com 10% do percentual mínimo obrigatório de adição de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final (B10), em até trinta e seis meses após a data de promulgação da Lei.

O 60º Leilão (L60) tem o intuito de garantir o abastecimento de biodiesel no mercado nacional durante o período de 1º de Maio a 30 de junho deste ano.

Os volumes comercializados somente serão validados após homologação pela diretoria da ANP.

*Sob supervisão de Sara Lira

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui