Além da expansão de novos negócios a empresa planeja investir na área de cobalto.

A BHP Billiton está expandindo seus negócios como um fornecedor de minerais para baterias em sua refinaria de níquel, no oeste da Austrália, e planeja começar a produção de sulfato de níquel no próximo ano. A companhia também pretende fabricar cobalto

O cobalto e o níquel são itens essenciais para as baterias de íons de lítio e devem ter um grande aumento na demanda global devido à produção de carros elétricos.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a maior parte da oferta de cobalto do mundo vem da República Democrática do Congo (RDC), que tem sido afetada por questões de governança e direitos humanos. Em seguida vem a Austrália com a segunda maior reserva mineral do mundo.

“Parte da nossa transição para nos tornarmos um fornecedor global de materiais para baterias significa que nós começamos a procurar opções de cobalto também. Vemos o cobalto ainda com pouca oferta. Por essa razão, estamos procurando ampliar nosso apoio ao setor de baterias, aumentando nossa contribuição ao fornecimento de cobalto”, disse o presidente da refinaria Nickel West da BHP Billiton, Eduard Haegel.

A BHP já tem prazo para começar a produzir sulfato de níquel em seu projeto Nickel West no próximo ano, disse Haegel, e está nos estágios iniciais de considerar um plano para dobrar essa produção.

Com informações da Reuters

*Sob supervisão de Sara Lira