Operação da Semas apreende minério ilegal no Pará

0
2786
Minério apreendido em Barcarena. Foto: Agência Pará/ Divulgação.

Foram recolhidos manganês, cobre, madeira, além de equipamentos, que contribuíam para a atividade irregular.

Mais de 18 mil toneladas de minério armazenados de forma irregular foram apreendidos em Barcarena (PA) durante a operação Minerioduto, das secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Municipal de Meio Ambiente de Barcarena (Semade). A ação teve sua primeira etapa realizada entre os dias 12 e 14 de abril, mas só foi divulgada no dia 21. A segunda etapa segue em andamento.

Foram apreendidos 5 mil toneladas de manganês, 13.800 toneladas de cobre, 168 metros cúbicos de madeira em tora, cinco contêineres de 40 pés e vários equipamentos (bob bat, empilhadeiras e retroescavadeira), avaliados em mais de R$ 2 milhões.

Duas empresas foram interditadas, após receberem três autos de infração. Um deles foi por utilização de Terminal Logístico de Cargas sem a autorização do órgão ambiental competente. Os demais, por falta de licença de operação para armazenamento de minérios.

De acordo com o diretor de fiscalização da Semas, Jorge Antônio Dias, o objetivo da operação é impedir infrações e conscientizar os empreendedores sobre a importância da regularização ambiental. “Estamos atentos aos ilícitos, e trabalhamos para coibir estas práticas no sentido de preservar ou garantir a sustentabilidade ambiental”, destacou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui