Movimentação do porto Paranaguá aumenta 14% em abril

Porto do Paranaguá no estado do Paraná. Foto: Appa/ Divulgação.

Produtos do setor agrícola foram os principais responsáveis pela movimentação do porto paranaense.

A movimentação de cargas do Porto de Paranaguá, situado na cidade de Paranaguá (PR) teve um aumento de 14% em abril. Ao todo foram 4,8 milhões de toneladas, sendo 614 mil a mais do que o mesmo período do ano passado, segundo dados do Departamento de
Operações da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

O crescimento foi principalmente pelo escoamento da safra de grãos. No total foram 2,1 milhões de toneladas de soja e 555 mil toneladas de farelo, volume 38% superior a abril de 2017.

Em segundo lugar veio o desempenho na importação de fertilizantes com 649 mil toneladas importadas e aumento de 14% no mês.

No acumulado no ano, a alta foi de 1,3%. No primeiro quadrimestre de 2018 foram 17,54 milhões de toneladas de cargas, sendo 11,17 milhões na exportação e 6,37 milhões na importação de produtos.

“Com planejamento e gestão eficiente, o Porto de Paranaguá se tornou uma referência em produtividade no Brasil. Os recordes batidos sucessivamente são exemplo disso”, disse a governadora do Paraná, Cida Borghetti.

Outros produtos

Apesar das cargas agrícolas serem os principais produtos de movimentação, as cargas de outros setores cada vez mais ganham espaço.

“O layout operacional do porto se adaptou a uma nova realidade. Nosso objetivo é atender bem todos os usuários, desde o produtor agrícola, que sempre esteve conosco, até os industriais”, afirmou o diretor-presidente da Appa, Lourenço Fregonese.

De janeiro a abril a movimentação de cargas gerais, como peças industriais, veículos, celulose e outras cargas que não são a granel, tiveram um aumento de 8%, com 3,2 milhões de toneladas movimentadas no período.

*Sob supervisão de Sara Lira