CPRM e ANM destacam parceria no Simexmin

Assunto foi destaque em uma das palestras do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin), em Ouro Preto (MG). Foto: Adimb/ Divulgação.

Sociedade tem como objetivo ampliar o conhecimento do potencial minerário nacional.

A parceria entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) foi um dos principais pilares destacados peladiretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, do Ministério de Minas e Energia (MME), Maria José Gazzi Salum, durante a abertura do VIII Simpósio de Exploração Mineral (Simexmin).

Segundo ela, os dois órgãos reunidos conseguirão agregar conhecimento geológico ao lote de 20 mil áreas em disponibilidade que o governo pretende ofertar ao mercado via leilão eletrônico.

Salum explicou que a nova sociedade permitiu classificar essas áreas de acordo com o potencial mineral e o grau de atratividade. “A expectativa é disponibilizar, junto com as áreas, fichas técnicas que embasarão os investidores na tomada de decisão”, disse.

A representante do MME destacou que a sociedade demanda atividades econômicas alinhadas aos preceitos da sustentabilidade. “Nos últimos dois anos um conjunto importante de ações foram implementadas com o objetivo de promover a retomada do crescimento da indústria mineral brasileira”.

Maria José defendeu o aprimoramento da regulação do setor para promover uma gestão eficiente e efetiva do patrimônio mineral do país. Citou como exemplo a desburocratização do setor que levou a criação da ANM e o lançamento dos editais de licitação de áreas do CPRM inseridas no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)

A solenidade de abertura do evento contou com presença do diretor-presidente da CPRM, Esteves Colnago, especialistas do setor e representantes de diversas empresas de mineração.

*Sob supervisão de Sara Lira