Programa Territórios Sustentáveis passa a ter apoio da USAID

Michael J. Eddy, diretor da USAID Brasil (à esquerda) e o presidente da MRN, Guido Germani (à direita), assinaram o acordo de parceria no dia 25 de maio, na sede da Embaixada Americana, em Brasília (DF). Foto: Divulgação/ MRN.

Acordo foi firmado com a Mineradora Rio do Norte, patrocinadora do projeto. Além de investir financeiramente, a agência internacional  poderá irá fazer parte do comitê gestor.

A Mineração Rio do Norte (MRN) firmou parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil (USAID) para a colaboração na execução do programa patrocinado pela mineradora, o Territórios Sustentáveis. O acordo terá furação de cinco anos.

Com a assinatura, a USAID passa a fazer parte do comitê gestor do programa, atualmente composto pela MRN e três organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips): Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

A agência também poderá investir recursos financeiros no projeto dentro da modalidade conhecida como Global Development Alliance (GDA), que tem o intuito de estabelecer parcerias com o setor privado alavancando recursos que promovam o desenvolvimento.

“Estamos muito contentes com essa parceria, pois esse é um programa inovador no que se refere ao relacionamento com as comunidades. Queremos apoiar não somente com o aporte financeiro, mas também trazer a nossa expertise de mais de 60 anos em projetos para que possamos construir juntos um programa cada vez melhor e que seja modelo para outros projetos”, destacou a diretora do Programa para Conservação da Biodiversidade da USAID, Anna Toness.

Já para a mineradora, a parceria irá trazer mais força na governança do programa, uma vez que a agência é referência no monitoramento de projetos.

“A USAID é a principal agência dos EUA de parceria e cooperação para o desenvolvimento sustentável no mundo. Contar com esse apoio significa muito, porque vai fazer com que o programa ganhe ainda mais força. Fico muito feliz em ver que estamos conseguindo atrair a atenção de instituições tão importantes, isso sinaliza que estamos no caminho certo”, ressalta o presidente da MRN, Guido Germani.

Territórios Sustentáveis

O programa foi criado em 2015 e propõe um novo modelo de desenvolvimento, com  gestão territorial integrada, economia diversificada e participação social. A ideia é fazer com que as comunidades locais tenham outras atividades econômicas além da mineração.

O Territórios Sustentáveis envolve os municípios de Faro, Oriximiná e Terra Santa, no oeste do Pará, que abrigam 88 mil habitantes, incluindo população urbana, agricultores, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas.

Para abranger todos os setores, o programa é dividido em cinco eixos: Gestão Pública, Capital Social, Desenvolvimento Econômico, Gestão Ambiental e Quilombola.

*Sob supervisão de Sara Lira