Vendas de carros eletrificados no mundo bate recorde em 2017

Carro elétrico sendo recarregado. Foto: Pixabay/ Divulgação.

De acordo com relatório da AIE, a China é o país que mais se destaca devido à política de redução da poluição.

As vendas de carros elétricos e híbridos ultrapassaram a marca de 1,1 milhão de unidades em 2017. Esse novo recorde foi impulsionado pelo crescimento de 57% liderado pela China, como informou o relatório da Agência Internacional de Energia (AIE).

Das vendas mundiais, mais da metade, ou seja, 580 mil unidades, foram só na China. No país, os carros eletrificados (elétricos ou híbridos) tiveram uma alta de 72% das vendas comparadas a 2016. Eles já representam 2,2% do mercado automobilístico no país asiático.

A China fez da eletrificação dos transportes uma prioridade estratégica para lutar contra a poluição. Só em 2017, ela colocou nas ruas o dobro de veículos que os Estados Unidos, país considerado o segundo maior mercado mundial.

O total de carros elétricos era de 3,1 milhões de unidades no mundo no fim do ano passado e a China representava 40% do total dessa quantidade.

Em termos de quota de mercado, a Noruega é o país mais avançado, onde 39% dos novos carros vendidos tinham o tipo de motor elétrico, segundo a AIE. Em seguida ficam a Islândia e Suécia, onde os veículos representam 11,7% e 6,3% das vendas, respectivamente.

Outros veículos

Além de carros, a eletrificação das motos e dos ônibus também avança, conforme a AIE.

As vendas mundiais de ônibus elétricos alcançaram 100 mil unidades no ano passado, a grande maioria na China.

Com informações da AFP

*Sob supervisão de Sara Lira