Nascentes são recuperadas pela Anglo American em GO

0
1715
Uma das nascentes atendidas pelo projeto em Barro Alto (GO). Foto: Divulgação/ Anglo American.

Iniciativa é feita em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município de Barro Alto.

Dezesseis nascentes da bacia hidrográfica do ribeirão Extrema, em Barro Alto (GO), estão sendo recuperadas por meio de uma ação entre a Anglo American e a secretaria de Meio Ambiente da cidade. Ao longo de 2018, a empresa vai investir R$ 81 mil no projeto. A companhia possui uma operação de níquel no município.

De acordo com informações divulgadas pela empresa, o projeto prevê: a limpeza das nascentes, o cercamento das áreas de proteção, a recuperação da vegetação com o plantio de mata nativa e a manutenção desses espaços, visando a preservação da água na região.

O gerente de Meio Ambiente da operação de níquel da Anglo American, Marcelo Galo, destaca que a priorização e a preservação das nascentes estão em execução devido à importância do curso d’água para a cidade de Barro Alto.

“O ribeirão é a principal fonte de captação do município, portanto, toda degradação nas nascentes tem impacto direto na água consumida pelas pessoas. Nossa intenção é recuperar os mananciais e melhorar a qualidade dessa água que chega à cidade”, ressaltou.

Outra ação prevista é a recuperação da vegetação do entorno, impedindo o assoreamento das fontes e melhorando a capacidade de absorção da água da chuva. “As intervenções que precisarão ser feitas serão avaliadas caso a caso, mas a recomposição de matas ciliares é uma grande aliada na preservação das fontes de água”, destacou Galo.

Essas 16 fontes compõem a primeira etapa do projeto. Uma segunda está prevista, onde outros 20 mananciais da região devem ser contemplados.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui