CPRM lança informe sobre minerais para construção no PR

0
3251
Imagens aéreas do Terminal de Carga e Descarga Prezalino Semprebom - APA. Foto: APA/ Divulgação.

Levantamento reúne dados de 29 cidades da região metropolitana de Curitiba.

Dados sobre minerais usados na construção civil na região metropolitana de Curitiba (PR) foram reunidos em um documento lançado nesta semana pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O Informe de Recursos Minerais do Projeto Materiais de Construção na Região Metropolitana de Curitiba foi divulgado durante a Semana de Estudos Geológicos do Paraná (SEGEPAR), na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

De acordo com informações divulgadas pelo CPRM, o projeto abrangeu uma área de 16 mil km2 de 29 municípios e agregou dados utilizados sobre a produção de areia, saibro, argila, brita e calcário (principalmente cimento).

O livro foi escrito pelo geólogo Luiz Antônio Chieregati e por Ruben Sardou Filho. Luiz apresentou os principais resultados obtidos, com destaque para os dados mais recentes de produção e características mineralógicas e tecnológicas dos materiais. Ele também elencou áreas com potencial para extração das substâncias. O autor também teceu elogios ao setor no que se refere à produção e à organização das associações e sindicatos.

Presente no evento, o diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), José Leonardo Silva Andriotti, aproveitou para destacar que o CPRM já desenvolveu cerca de vinte projetos de cadastro e caracterização de matérias-primas para uso na construção civil em regiões metropolitanas do Brasil. Outros cinco estão em andamento.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui