País afirmou que vai responder ao país norte-americano caso tente bloquear exportações de petróleo iranianas.

O Irã ameaça retaliar os Estados Unidos, caso o país tente bloquear as exportações iranianas de petróleo. De acordo com informações da agência de notícias Reuters, as afirmações são do Ministério de Relações Exteriores do Irã. O chefe das Forças Armadas da República Islâmica também disse que as ameaças dos EUA poderiam gerar uma reação “inimaginável e indesejável”.

Segundo a Reuters, o governo norte-americano têm feito esforços diplomáticos para pressionar outros países a paralisar as importações de petróleo iraniano“Se os Estados Unidos querem tomar um passo sério nesta direção, serão definitivamente recebidos com uma reação e contramedidas equivalentes por parte do Irã”, disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Bahram Qassemi, segundo a agência estatal de notícias Irna.

No sábado, o líder do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, reforçou a sugestão do presidente iraniano, Hassan Rouhani, de que Teerã pode bloquear exportações de petróleo do Golfo Pérsico se suas próprias exportações forem interrompidas.

À Reuters, o chefe das Forças Armadas do Irã, general Mohammad Bagheri, afirmou que quer paz, mas que o país vai defender os próprios interesses, primeiramente. “Como poder dominante no Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz, o Irã tem sido o garantidor da segurança dos embarques e da economia global nessa passagem vital, e tem força para tomar medidas contra qualquer plano para essa região”, disse Bagheri.

Desde maio o Irã tem enfrentado a ameaça de sanções dos EUA, quando Trump decidiu retirar Washington de um acordo nuclear fechado em 2015 entre potências mundiais e Teerã.