Rio Tinto inaugura nova área de diamantes em mina no Canadá

0
2479
Mina de diamantes Diavik, no Canadá. Foto: Rio Tinto/ Divulgação.

Planta recebeu investimento de US$ 350 milhões para extração em novo tubo, o A21.

A Rio Tinto inaugurou na segunda-feira (20) uma área de produção de diamantes denominado A21, na mina de diamantes Diavik, no Noroeste do Canadá. O novo poço aberto irá fornecer uma importante fonte de incrementos nos próximos quatro anos, que irão contribuir para o sustento da mina.

O tubo A21 se localiza ao lado das operações de mineração existentes em Diavik. A primeira carga de minério foi entregue em março e o poço deverá estar em plena produção até o quatro trimestre de 2018. Segundo a Rio Tinto, a operação recebeu um investimento de aproximadamente US$ 350 milhões, compartilhado em uma joint venture formada pela mineradora e pela Dominion Diamond Corporation.

“Este investimento para sustentar os níveis de produção da Diavik reflete a forte perspectiva que vemos para a indústria de diamantes”, destacou o presidente-executivo da Rio Tinto Copper & Diamonds, Arnaud Soirat.

A mina de Diavik fica em Yellowknife, capital dos territórios do Noroeste do Canadá. A produção local começou em 2003 e, desde 2012, se tornou completamente subterrânea. Segundo a Rio Tinto, a planta produz, predominantemente, diamantes com qualidade de gema destinados a joias de ponta para os principais mercados consumidores mundiais.

“Este novo tubo é uma ótima notícia para os territórios do Noroeste e ajudará a proporcionar benefícios econômicos e sociais que durarão além da vida da mina de Diavik”, arrematou o presidente da mina, Patrick Boitumelo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui