Recorde foi atingido no último domingo (19), de acordo com Abeeólica.

As usinas de energia eólica conseguiram atender a demanda de praticamente 100% da demanda no Nordeste no último domingo (19). De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), entidade representativa do setor, o recorde foi atingido entre 8h e 10h, com uma máxima diária de 8.247 MW, atendendo a 98% da demanda da região. A informação foi divulgada na noite de terça-feira (21).

Segundo a presidente da Abeeólica, Elbia Gannoum, os percentuais são significativos, pois a demanda aos domingos é mais baixa. Em dias úteis, quando a necessidade é mais elevada, já haviam sido registrados recordes de geração com atendimento de carga de mais de 70% do Nordeste na média diária.

“O cenário, portanto, mostra que estamos acumulando recordes de forma consistente, tanto aos finais de semana como nos dias de semana, tanto em médias diárias como em horários específicos. Todos estes recordes, juntos, demonstram a força da energia eólica no Brasil”, destacou Gannoum.

Capacidade eólica nacional

O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking mundial capacidade instalada de energia eólica, de acordo com o Global Wind Statistic 2017. O país subiu uma posição, ultrapassando o Canadá.

A região Nordeste lidera a capacidade produtiva desse tipo de energia, com mais de 400 parques eólicos. Estados nordestinos como Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Piauí e Pernambuco lideram a geração de energia eólica no Brasil.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui