Anglo American conclui inspeção no mineroduto

0
4995
Inspeção do mineroduto começou em maio por meio de ferramentas especiais. Foto: Anglo American/ Divulgação.

Análise foi feita em toda a extensão do Minas-Rio. Dados serão estudados por empresa independente.

A Anglo American concluiu a passagem dos equipamentos de inspeção interna nos 529 quilômetros do mineroduto Minas-Rio. A informação foi divulgada pela companhia nesta quinta-feira (23). O mineroduto liga a mina de Conceição do Mato Dentro (MG) ao Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). A ação, iniciada em maio, foi necessária após dois vazamentos ocorridos na estrutura no mês de março. Desde então, a operação foi paralisada para que toda a extensão foi inspecionada.

Segundo a Anglo, os dados gerados serão analisados por uma empresa independente e os relatórios conclusivos deverão ser entregues no mês de outubro. A mineradora também vai usar os dados obtidos como referência para eventuais medidas a serem tomadas e, ainda, serão enviadas para os órgãos públicos competentes para embasar a autorização para o retorno das atividades da companhia. A previsão é que a retomada seja no último trimestre de 2018.

No dia 16 de agosto, a Anglo American recebeu autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para realizar a troca de tubos no trecho de aproximadamente quatro quilômetros do mineroduto.

Para realizar a inspeção, as equipes utilizaram Ferramentas de Investigação de Dutos, cuja sigla em inglês é PIG, fabricadas sob medida. Elas têm sensores capazes de indicar, com precisão, indícios de amassamentos, corrosão ou fissuras na estrutura.

“A Anglo American reforça seu compromisso com a segurança e está comprometida a voltar a operar apenas após inspeções minuciosas. O Minas-Rio continua sendo competitivo, com um produto de qualidade e alta demanda no mercado internacional de minério de ferro”, informou a empresa, por meio de nota.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui