Anglo American, ArcelorMittal Mineração Brasil, Ferro+Mineração S/A e Vale estão entre as participantes da categoria que vai trabalhar o tema em prêmio em 2018.

O Prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho em 2018, do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), vai contemplar uma categoria diferenciada nesta edição: “Conservação auditiva – demonstrar evolução médica”.

O tema é trabalhado dentro do Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO), do Instituto. O propósito é prevenir a perda auditiva que pode ser causada por impactos do ruído, vibração, calor e substâncias químicas. A premiação pretende chamar a atenção para a prevenção e estabilização desse problema nos trabalhadores do setor mineral, além de mostrar a progresso nos tratamentos da doença.

“O ruído, ao atuar sobre o trabalhador, pode alterar processos internos do organismo, com consequências fisiológicas e emocionais. Em 2018, pretendemos premiar aqueles que estão atentos e dar publicidade ao tema”, destaca a coordenadora do Programa, Cláudia Pellegrinelli.

Segundo ela, é importante saber se o segmento mineral está em dia com esta prevenção, se há uma redução no número de perdas auditivas pelo ruído ocupacional e quais são as novidades que estão sendo adotadas.

De acordo com o médico do trabalho, especialista em Cirurgia Geral e Otorrinolaringologia, Davi Ribeiro dos Santos, as mineradoras possuem iniciativas de prevenção, mas ainda estão aquém do objetivo principal de se ter o controle eficaz deste risco ocupacional de lesão irreversível do sistema auditivo.

Na opinião do especialista, o prêmio vai despertar a atenção de todos para este tema. “A eficácia dos Programas de Conservação Auditiva (PCA) depende do compromisso permanente de gestores, especialistas e empregados, com a progressiva redução do ruído no ambiente de trabalho, por meio de metas, planos estratégicos e ações coordenadas. Essa será mais uma chance de estimular aqueles que trabalham no setor para darem mais atenção a doença”, afirma.

Entre as empresas participantes desta categoria estão:

– Anglo American com o case: Prevenir é o melhor remédio
– ArcelorMittal Mineração Brasil com o case: Programa mais saúde (PCA) – Programa de conservação auditiva
– Ferro+Mineração S/A com o case: Gestão do perfil clínico epidemiológico no PCA
– Vale com o case: Promoção da saúde auditiva: um olhar além da normatização

A classificação do finalistas será anunciada no dia 20 de novembro. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 4 de dezembro na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte (MG).

Os primeiros colocados receberão troféus e terão seus cases divulgados no Portal da Mineração. O vencedor de cada categoria terá a oportunidade de apresentar o trabalho em painel específico de SST durante o 18º Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), que será realizado entre os dias 9 e 12 de setembro de 2019, em Belo Horizonte (MG).