Brazil Minerals obtém licença para projeto de lítio em MG

Reservas de Lítio. Foto: CPRM.

Área a ser explorada fica no município de Salinas, no Norte do Estado.

A Brazil Minerals obteve Licença de Exploração para prosseguir com o projeto de lítio Pasadena, em Salinas (MG). De acordo com comunicado divulgado pela empresa nesta semana, com a autorização a companhia irá iniciar um estudo de campo neste trimestre, com previsão de término no primeiro trimestre de 2019.

“O anúncio de hoje é um marco importante para permitir que a Brazil Minerals avance em seu projeto de lítio. O outro projeto estratégico que temos, como divulgado anteriormente, é em cobalto. Vemos nossos projetos de cobalto e lítio como investimentos potencialmente de alto retorno para nós, já que novas áreas com mineralização de lítio ou cobalto são raras”, afirmou o CEO da Companhia, Marc Fogassa.

O projeto está localizado num distrito minerário já pesquisado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que comprovou os níveis elevados de mineral de lítio na região.

“Além dos fortes resultados da CPRM, existem operações de mineração de lítio em áreas próximas à reivindicação da Brazil Minerals. A demanda global está crescendo rapidamente, estimulando o forte interesse por novos depósitos”, afirmou o engenheiro de minas da Brazil Minerals, Lucas Cordeiro Diniz.

A demanda tem sido impulsionada pelo uso do lítio em veículos elétricos e baterias de celulares. Segundo a empresa, aproximadamente 46% do mineral extraído ao redor do mundo é utilizado em baterias de íon-lítio. Esse segmento no mercado tem crescido 16% ao ano, e deve chegar a US$ 69 bilhões até 2022, conforme a Brazil Minerals.