Amarillo investirá R$ 600 milhões em projeto de ouro em Mara Rosa (GO)

Assinatura do Protocolo de Intenções.

Empreendimento deve gerar 2,7 mil empregos diretos e indiretos na fase de construção e cerca de 3,5 mil durante a operação

A Amarillo Mineração do Brasil Ltda. e o Governo do Estado de Goiás assinaram, em 25 de maio, um protocolo de intenções para suporte à implantação de uma unidade industrial de mineração no município de Mara Rosa, norte no estado. A construção, prevista para iniciar em outubro deste ano, irá gerar 700 empregos diretos e 2 mil indiretos, resultando em um investimento de aproximadamente R$ 600 milhões. O início da operação está previsto para segundo semestre de 2022 e deve contar com 500 empregos diretos, além de gerar outros 3 mil empregos indiretos. A vida útil da mina está estimada em dez anos, período que pode ser ampliado com a continuidade da pesquisa mineral.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais, esta é “uma boa notícia, nesse momento em que precisamos tanto de uma retomada da economia”. O Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), agradeceu o empenho e as diretrizes da empresa. “Nós nos sentimos imensamente honrados. Serão muito bem recebidos no nosso querido Estado de Goiás”.

Rowland Uloth, Presidente do Conselho da Amarillo Gold, destacou “é muito importante termos um apoio como este, sendo uma indústria bem-vinda na região”. Mike Mutchler, Presidente & CEO da Amarillo reforçou: “Entendemos como é importante a mineração para uma comunidade. Vamos nos esforçar, enquanto empresa, para produzir da melhor forma possível e melhorar a vida de todos”.

Segundo o protocolo de intenções, a implantação de novos empreendimentos que gerem desenvolvimento econômico e social é de grande interesse para a região, incentivando a atividade industrial. A empresa deve formar parcerias com instituições de ensino e de fomento ao empreendedorismo para capacitar a mão de obra e incentivar o comércio local, priorizando, sempre que possível, a contratação de pessoas, produtos e serviços provenientes da região.

Para Arão Portugal, Diretor Geral da Amarillo Gold no Brasil, “a implantação desta unidade é uma conquista para toda a região norte de Goiás, em especial para o município de Mara Rosa, proporcionando desenvolvimento socioeconômico para as comunidades do entorno, contribuindo com o crescimento do estado e auxiliando no fortalecimento da economia do país. Estamos empenhados para a execução deste projeto no período mais breve possível, respeitando todas as normas legais e utilizando os melhores standars internacionais para mineração”.

Mineração sem barragem de rejeitos

Arão Portugal reforçou ainda que será uma das primeiras “green field” da região, já iniciando o projeto sem barragem de rejeitos, conferindo mais segurança e compromisso com o meio ambiente. Com tecnologia dry stacking, de empilhamento a seco, ainda utilizará menos água nova durante o processo mineral. “Temos consciência da nossa responsabilidade, tanto econômica, quanto social e ambiental, e vamos fazer aquilo de melhor que exista nos padrões internacionais. A Amarillo será referência para o estado”, disse o Diretor.

“Não ter uma barragem de rejeito mostra o quanto vocês, ao implantar este projeto, já trazem uma nova tecnologia, que confere segurança à população e melhor capacidade de aproveitamento de água. Quero cumprimentá-los pela grande empresa, que será referência mundial por tudo isso que já estão fazendo”, afirmou o Governador Ronaldo Caiado.

 

Por Assessoria de Comunicação Amarillo Gold.